ONU divulga relatório anual sobre consumo de drogas

Imprimir PDF

O planeta Terra está consumindo mais ou menos a mesma quantidade de droga ilícita de sempre. Isso se levarmos em conta apenas as substâncias ditas tradicionais e os países ditos ricos – maconha, cocaína e heroína perderam espaço no Primeiro Mundo, mas estão ganhando território no Terceiro. Já as drogas sintéticas, como o ecstasy, voltaram a se popularizar depois de um período de relativo declínio. Essas informações fazem parte do Relatório Mundial Sobre Drogas 2012, pesquisa divulgada anualmente pelo Unodc - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

De acordo com a ONU, 230 milhões de pessoas, ou 5% da população mundial, usaram algum drogas ilícitas em 2010. Desse total, 27 milhões de pessoas tiveram algum tipo de problema com elas, desde dependência até contração de doenças.

 

O Brasil é citado 23 vezes no relatório, quase sempre associado ao tráfico de cocaína, por ser a rota mais fácil de escoamento da produção de seus vizinhos para o Oceano Atlântico. O país está na contramão do continente americano quando o assunto é cocaína: enquanto EUA e algumas nações latino-americanas abaixaram o nível de consumo, o Brasil aumentou. Desde 2004, as apreensões da substância triplicaram, chegando a 27 toneladas em 2010. O relatório não perde a oportunidade de alfinetar nosso governo: “A falta de informações atualizadas (sobre o consumo de cocaína no Brasil) impede uma melhor compreensão sobre o impacto nas estimativas regionais”.

 

A maconha foi classificada como “um verdadeiro fenômeno global” pelo relatório. Aparentemente, não é só o seu consumo em forma de cigarro que é popular: o cultivo de cannabis está presente em quase todos os países do mundo. A maconha é, de longe, a droga mais consumida em todo mundo: o número de usuários varia entre 2,6% e 5,0%. Para se ter uma ideia, o segundo colocado são os opioides (heroína e remédios prescritos) , cujo número de consumidores representa, na estimativa mais generosa, 0,8% da população mundial.

Missao ANPUAD

Nossa Missão

"Desenvolver um conjunto de ações de prevenção ao uso e abuso de 
Drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, escolas, 
instituições governamentais e não governamentais e da sociedade Civil"

TV ANPUAD

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Faça sua Doação

Banco do Brasil S/A

Conta Corrente: 16.935-8
Agencia: 4302-8 Campo Limpo (SP)
11 2107-6200 - fone
11 5842-7644 - fax
age4302@bb.com.br

Anuncios




Mapa Localização

Contato

ANPUAD 
 

(11) 5842-8933


anpuad@anpuad.org.br


Estrada do Campo Limpo, nº 2.653


SÃO PAULO - SP - CEP: 05777-000

Redes Sociais

facebook twitter buzz