Em 1992, vinte e dois oficiais do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo fizeram uma viagem de estudos para Los Angeles, a convite da LAPD – Los Angeles Police Department. Lá, conheceram o programa de prevenção às drogas e violência: DARE - Drug Abuse Resistance Education e seus resultados animadores.

 

De volta ao Brasil, o então Capitão Marco Antonio Geraldini, a pedido de seu comandante, Coronel Luiz Carlos dos Santos, coordenou a implantação do programa, com o nome de Programa Educacional de Prevenção às Drogas e Violência (PROERD), e desde então vem se dedicando a causa preventiva, estimulando e trabalhando em currículos e outras ações de prevenção.

 

A primeira turma formada em São Paulo, foi na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1993. O trabalho ficou inicialmente restrito aos Cadetes da Academia e passou a fazer parte de um exercício de Polícia Comunitária.

 

Designado pelo Comando Geral para tocar o projeto em São Paulo, o já então Major Geraldini criou o primeiro centro de treinamento do programa, desenvolvendo cursos para São Paulo e mais 18 estados. Após um ano e meio de trabalho o programa já estava sendo adotado por 22 estados brasileiros.

 

O PROERD passou a ser a resposta das PMs para a questão das drogas. A vocação preventiva contra o crime, prevista pela constituição, estendeu-se também para as drogas e violência em trabalho inédito nas escolas. Com esse projeto o policial militar mostrou que também é sensível e que pode atuar com sucesso em outras áreas. Vencendo muita resistência inicial, o trabalho do PROERD é um sucesso, despertando em nossa sociedade a importância e a necessidade do trabalho de prevenção junto às escolas.

 

Em 1999, o Coronel Geraldini, já na reserva, fundou a ANPUAD - Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas organização do terceiro setor, que representou na época o Programa americano em nosso país, sendo responsável por seus currículos e publicação dos materiais didáticos.

 

ANPUAD nasceu da necessidade de apoiar as diversas tarefas que orbitavam o PROERD e outras ações preventivas, promovendo encontros e cursos para expandir o trabalho de prevenção para o maior número possível de crianças e adolescentes nas escolas brasileiras.

Missao ANPUAD

Nossa Missão

"Desenvolver um conjunto de ações de prevenção ao uso e abuso de 
Drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, escolas, 
instituições governamentais e não governamentais e da sociedade Civil"

TV ANPUAD

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Faça sua Doação

Banco do Brasil S/A

Conta Corrente: 16.935-8
Agencia: 4302-8 Campo Limpo (SP)
11 2107-6200 - fone
11 5842-7644 - fax
age4302@bb.com.br

Anuncios




Mapa Localização

Contato

ANPUAD 
 

(11) 5842-8933


anpuad@anpuad.org.br


Estrada do Campo Limpo, nº 2.653


SÃO PAULO - SP - CEP: 05777-000

Redes Sociais

facebook twitter buzz