Importancia do Programa

Imprimir PDF

Por que o programa é tão importante para nossa sociedade?

 

Atualmente, vivemos num mundo onde o medo nos espreita a cada instante. A violência está em todos os lugares. Tememos pelos nossos filhos. A cada minuto de atraso, nossos pensamentos são poluídos por imagens dantescas. Não dormimos com tranqüilidade, acordamos cansados e assim, vivenciamos mais um dia de luta pela nossa sobrevivência física e emocional.

 

Os noticiários não nos poupam. Há algumas emissoras que se preocupam em detalhar as tragédias. Sabemos que a causa principal das mortes entre 5 e 30 anos é a violência. Sendo assim, vamos cada vez mais nos tornando peritos em matéria de criminologia.O CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas - verificou em sua última pesquisa, elaborada em 2001, que 19,4% dos brasileiros já experimentaram drogas pelo menos uma vez na vida. A maior porcentagem foi na Região Nordeste com 29,0% e a região com menos uso na vida foi a Norte, com 15,9%.

 

A droga de maior incidência no Brasil é o tabaco (41,1%), seguido do álcool (11,2%), da maconha (6,9%), dos solventes (5,8%), da cocaína (2,3%), dos medicamentos sem prescrição (1%) e por último o crack (0,7%). É importante ressaltar que a heroína, droga tão divulgada pelos meios de comunicação, não apresentou índice significativo (0,04%) – CEBRID, 2001.

 

É preciso dar um basta nesta situação, pois não podemos admitir que até crianças tenham acesso às drogas e delas façam uso. Para sermos adultos sadios, precisamos de tranqüilidade e estímulo para nossas capacidades latentes, para que possamos desenvolvê-las com segurança.

 

Os problemas ligados à droga-dependência alteram toda a sociedade. Violência e população improdutiva aumentam em bases diárias. As ocorrências relacionadas com drogas representam 80% do atendimento da polícia. Considerando que apenas 40% dos dependentes praticam crimes, podemos avaliar o tamanho do problema que nossa sociedade tem pela frente.

 

Temos dois caminhos distintos com relação a todo esse problema:

 

  • Prevenção
  • Repressão
  •  

Adotamos a prevenção.Para o instituto de pesquisas americano Rand Corporation, a prevenção aliada ao tratamento é dez vezes mais eficiente que a repressão.

 

Então, o que fazer? Esta é a pergunta que alguns não ousam fazer, outros desacreditam de qualquer tipo de sucesso, em qualquer empreendimento que se preocupe em reverter esta situação; e muitos têm grandes idéias teóricas para solucionar a questão da violência e das drogas, mas sentem-se acuados e solitários para colocar em prática seus sonhos de um planeta mais tranqüilo.

 

Por isso, a ANPUAD insiste em fazer alguma coisa para reverter ou, pelo menos, aliviar a situação atual.Pessoas que não querem que suas vidas passem em branco e que também temem a violência e se preocupam com seus filhos; que querem deixar como contribuição para a humanidade seu empenho na construção da paz, para que as próximas gerações possam usufruir melhor da natureza e que possam ter uma melhor qualidade de vida, fazem parte dessa equipe.

 

Não há sucesso sem luta. A história da humanidade já demonstrou que os precursores de novas idéias, muitas vezes desacreditados a princípio, são os que preparam uma nova época.

Missao ANPUAD

Nossa Missão

"Desenvolver um conjunto de ações de prevenção ao uso e abuso de 
Drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, escolas, 
instituições governamentais e não governamentais e da sociedade Civil"

TV ANPUAD

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Faça sua Doação

Banco do Brasil S/A

Conta Corrente: 16.935-8
Agencia: 4302-8 Campo Limpo (SP)
11 2107-6200 - fone
11 5842-7644 - fax
age4302@bb.com.br

Anuncios




Mapa Localização

Contato

ANPUAD 
 

(11) 5842-8933


anpuad@anpuad.org.br


Estrada do Campo Limpo, nº 2.653


SÃO PAULO - SP - CEP: 05777-000

Redes Sociais

facebook twitter buzz