Evento Nova Diretoria

No dia 19 de abril de 2013, foi empossada a nova diretoria da Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas  (ANPUAD).  O evento aconteceu na nova sede da  Associação...  Saiba mais

Diretor da Anpuad Recebe Certificado do Unicef

Diretor da ANPUAD participa de  curso sobre Educação Integrau e Proteção Social e Recebe Certificado da Fundação Itau e da Unicef.
O Prof. Dr. Valdinei Garcia recebeu o certificado de participação em Curso de Educação e Proteção Social de Iniciativa da Fundação Itau e UNICEF.
Fundação Itaú Social e Unicef debatem práticas de educação integral
Evento marcou o início da formação do Prêmio Itaú-Unicef
A Fundação Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) reuniram representantes de ONGs e de secretarias de Educação e de Assistência Social de todo o país no início de agosto, em São Paulo, para o Seminário Nacional Educação Integral: Experiências que Transformam.
A iniciativa, realizada com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, faz parte das ações de formação da 9ª edição do Prêmio Itaú-Unicef que, em 2011, recebeu a inscrição de 2.922 projetos de todo o país. A partir deste mês também serão realizados outros encontros de capacitação em Porto Alegre (RS), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).
Para o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Matias, o seminário é uma oportunidade para debater a ampliação das práticas de educação integral em relação aos vários campos das políticas públicas sociais, como também fortalecer as parcerias entre gestores das áreas de educação, assistência social e de ONGs. “As alianças entre Estado e sociedade civil têm um papel decisivo para a promoção de experiências inovadoras que contribuam para o aprimoramento da qualidade da educação. Essa articulação favorece a construção de práticas de educação integral mais alinhadas com as características das comunidades, respeitando as realidades locais e aproveitando suas potencialidades”, afirma.
Conforme dados do Censo Escolar 2011, publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), entre 2010 e 2011 o número de alunos do Ensino Fundamental da rede pública matriculados em tempo integral cresceu 33,4% em todo o país. Atualmente, mais de 1,6 milhão de crianças, adolescentes e jovens estudam nessa modalidade de ensino em unidades públicas. Apesar do aumento, o número representa apenas 6,4% do total de alunos dessa etapa da Educação Básica.
A coordenadora do Programa Aprender do Unicef no Brasil, Maria de Salete Silva, afirma que “garantir o direito de aprender de crianças, adolescentes e jovens passa pelo conceito de educação integral, que considera a escola, a família e a comunidade como integrantes do processo educativo”. Ela diz ainda que a educação integral ajuda a ampliar horizontes, a vivência e o repertório cultural e social dos estudantes.
Para a presidente do Conselho de Administração do Cenpec, Maria Alice Setubal, “quando se pensa uma educação para a formação plena do cidadão, ou seja, uma educação integral, é preciso considerar cinco dimensões: letramento, educomunicação, cidadania, esportes e sustentabilidade”. Ela ressaltou ainda a importância de se articular o currículo formal às atividades complementares e de promover parcerias com as ONGs, que estão na ponta do atendimento a crianças e adolescentes nos territórios.
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de debater junto a especialistas e representantes de organizações da sociedade civil questões como proteção social, infância, juventude e a inserção de novos saberes na prática educativa. Entre os convidados estiveram o coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef no Brasil, Mario Volpi, o doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo,Celso Favaretto, e a consultora da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações Unidas (Unesco) para a Agenda Juventude no Campo de Avaliação de Política Públicas de Juventude, Regina Novaes.
A última parte do seminário foi reservada para a apresentação de experiências de educação integral realizadas por ONGs, associações de classe e pelo poder público, que vêm transformando a vida de comunidades. Entre elas, estiveram presentes ONGs contempladas com a última edição do Prêmio Itaú-Unicef, como a Ações Culturais para Povos Rurais, de Crato (CE), grande vencedora nacional, com o projeto Verde Vida, e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários, de Toledo (PR), vencedora nacional de micro porte, com o projeto Circo da Alegria."
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